Mapeamento de Perfil de Competências

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Classifique, por ordem de importância para você de 1 a 5, os qrupos abaixo contendo cinco frases.
Informe 5 (cinco) para a de maior importância até 1 (um) para a de menor importância.
GRUPO 1 de 72

Possui uma comunicação aberta entre todos, criando espaços para o encontro entre as pessoas.
É capaz de resolver problemas complexos, mesmo sob forte pressão.
Conhece, orgulha-se e sabe tirar vantagem deles, criando situações para poder usá-los com vantagens.
É capaz de tornar posições ou decisões desagradáveis quando necessário.
Apresenta suas habilidades sem constrangimento.
GRUPO 2 de 72

Mantém-se informado e atualizado aos acontecimentos organizacionais que possam influir tanto em seu trabalho quanto como o de seu pessoal.
Gerencia bem seu tempo em situações de tensão, evitando distrações, mantendo seu nível de rendimento mesmo diante de situações desfavoráveis.
Percebe antecipadamente situações que poderão ser problemáticas para si e planeja modos de superá-las.
Expressar de maneira precisa, tranqüila e transparente, deixando claras suas opiniões .
Conhece os requisitos que precisa atingir na evolução de sua carreira profissional.
GRUPO 3 de 72

Mostrar-se aberto a escutar idéias, conselhos e propostas de seu pessoal.
Vive as situações criticas com um desafio pessoal; as entende como oportunidades de crescimento organizacional e pessoal.
Sabe administrar suas fragilidades de modo a que elas não prejudiquem seu desempenho.
Percebe o que é importante para cada um dos envolvidos e vai construindo possibilidades de acordo.
Descreve o que deseja para sua carreira profissional, os caminhos possíveis que ela pode seguir.
GRUPO 4 de 72

Compreender e comunicar assuntos complexos com clareza nos diversos níveis da organização.
Demonstra empenho nos trabalhos que exigem foco e satisfação na execução correta de seu trabalho.
Aprende com erros e situações problemáticas e planeja modos de superá-las.
Tem o facilidade em questionar os modos costumeiros de ser fazer as coisas e propor outros novos.
Desempenha seus talentos e mostra o valor com que pode beneficiar ao grupo.
GRUPO 5 de 72

Falar com objetividade, adequando sua fala à capacidade de compreensão de cada um de seus ouvintes.
Fala com os colegas a respeito de como poderiam fazer para atingir objetivos e metas.
Busca devolutiva das pessoas que lhe servem de modelo para identificar logo seus pontos a trabalhar.
É capaz de demonstrar plena compreensão do que lhe foi dito.
Estabelece metas para atingir profissionalmente.
GRUPO 6 de 72

Ser capaz de formular perguntas que ajudam a tornar mais claros os assuntos em discussão e vão ao centro dos problemas.
Suporta longas jornadas de trabalho, mantendo o seu nível de rendimento e qualidade de trabalho.
Investe ativamente no desenvolvimento dos pontos fracos para que não prejudiquem seu desempenho.
Sabe distinguir um desacordo de opiniões de uma rejeição pessoal e não se sente diminuído quando seu voto é vencido.
Procura gestores que orientem no seu progresso profissional.
GRUPO 7 de 72

Distribuir as informações necessárias a cada pessoa de acordo com sua área de responsabilidade mantendo as pessoas de sua equipe atualizadas.
Controla suas emoções diante de problemas, pensando e falando de soluções para eles, mantendo seu humor.
Apresenta suas experiências sem constrangimento para estimular os colegas a buscarem auto desenvolvimento .
Leva em conta as alianças formadas em torno de cada posição para considerá-las na negociação.
Conversa com seu líder sobre seu crescimento profissional.
GRUPO 8 de 72

Se expressa de modo claro e objetivo, tendo claro o resultado que pretende .
Em situações de crise, sabe distinguir entre o que é urgente e para já, daquilo que é importante, mas pode esperar.
Demonstra uma grande capacidade de autocrítica.
Perante situações de conflito defende sua equipe e se ocupa pessoalmente de que a empresa reconheça seu esforço próprio, bem como de seus colaboradores.
Discute com os líderes como denvolver seu crescimento.
GRUPO 9 de 72

Vai além da troca de informações, usa o conteúdo e a forma como se comunica para atingir o resultado que quer.
Transmite sua força para a equipe, motivando-os para um bom trabalho.
Estabelece metas de crescimento pessoal e fala delas com os outros.
Toma as providencias necessárias, corrige os processos, sistemas ou atitudes das pessoas que favoreceram o conflito.
Propõe avanço profissional para a empresa como para si.
GRUPO 10 de 72

Conhece com profundidade os atributos da organização e capta com facilidade as modificações em que ela se produz.
Manter-se atualizado nos conhecimentos técnicos que importam para sua área ser mais eficiente.
Conhecer completamente os diversos produtos que oferece a empresa, levando em conta as vantagens de cada um diante da concorrência.
Conhece bem as características de seus fornecedores atuais, o que lhe permite tomar decisões para a empresa na hora de escolher.
Detectar novas oportunidades de negócio para a empresa, desenvolvendo novos produtos e renovando os atuais. Dar solução a problemas que exigem criatividade.
GRUPO 11 de 72

Relaciona-se bem com clientes internos e externos que participam do mesmo negócio.
Procura formas de transmitir conhecimento aos colegas.
Demonstrar consciência das falhas dos produtos e serviços, e investiga o mercado trazendo sugestões para a melhora da qualidade dos produtos e satisfação dos clientes.
Conhecer com detalhes os produtos da concorrência, como as vantagens e desvantagens em relação ao da sua empresa.
Enfoca seu trabalho, seu desenvolvimento profissional e sua própria vida com liberdade de critério e criatividade.
GRUPO 12 de 72

Tem condições de decidir quais as pessoas e soluções mais adequadas para o negócio.
Sabe identificar o tipo de informação que fará diferença para gerar melhorias nos resultados dos processos em que participa.
Ter facilidade para comunicar os benefícios dos produtos oferecidos, e ser capaz de explicar suas vantagens e desvantagens frente aos concorrentes.
Investigar e analisar o mercado, para identificar tendências, ameaças e oportunidades.
Lidera grupamento de negócios, e é requerido em organizações profissionais por sua criatividade e visão inovadoras.
GRUPO 13 de 72

Analisa a concorrência e a própria empresa, a fim de prever acontecimentos que poderão afetar as pessoas e grupos.
É capaz de mobilizar as pessoas com quem se relaciona a adotarem uma atitude interessada no aprimoramento e na aplicação da técnica.
Conhecer a concorrência e manter-se atualizado sobre suas estratégias e novidades.
Conhecer o plano estratégico da empresa e sugerir modificações que favoreçam o sucesso dos objetivos organizacionais.
Buscar e propor alternativas inovadoras e originais para solucionar problemas, e explorar as possibilidades de todas.
GRUPO 14 de 72

Cria ferramentas que causam impacto em situações adversas e que não afetem a empresa e nem as pessoas.
Encontrar novas maneiras de aplicar os conhecimentos existentes.
Conhecer as tendências do mercado e buscar oportunidades de melhora e de novos negócios .
Conhecer os produtos da organização e reconhecer os produtos das empresas concorrentes e suas vantagens e desvantagens.
Promover e estimular os companheiros a inovar e criar propostas; dedicar o tempo necessário para escutar idéias novas e recompensar as pessoas que tragam boas propostas.
GRUPO 15 de 72

Prioriza a imagem e os objetivos institucionais sobre seus próprios.
Influencia as pessoas a buscarem constante aprimoramento técnico e é reconhecido como um agente de mudanças.
Conhecer os produtos da empresa e oferecer suporte adequado dos mesmos para os clientes.
Possuir um conhecimento amplo dos seus clientes e de seus produtos e estratégias dos mesmos.
Propor estratégias práticas e eficientes de se fazer as coisas, redefinir os processos e incluir melhorias para a empresa.
GRUPO 16 de 72

Compreende com facilidade as relações de poder dentro da empresa .
Demonstra interesse em aplicar seus conhecimentos para estruturar formas mais eficientes de realizar as diversas tarefas.
Procurar informações sobre os produtos da concorrência caso seja necessário discutir algum tema com o cliente.
Compreender o negócio do cliente e suas necessidades. Ter conhecimento dos negócios de seus clientes.
Gerar propostas de mudanças; propor alternativas e oportunidades de melhoria. Promover a participação e criação de idéias inovadoras e criativas entre seus colaboradores.
GRUPO 17 de 72

Define objetivos e planos de ação que permitam manter o posicionamento da empresa no mercado.
Descreve detalhamente o que fazer para atingir resultados.
Resolver dúvidas dos clientes com relação aos produtos da empresa e faz sugestões para produtos.
Conhecer os pontos fortes e fracos da empresa e área em que trabalha em relação ao negócio.
Procurar oportunidades apropriadas para sugerir novas idéias. Descobrir novas aplicações para produtos e idéias já existentes.
GRUPO 18 de 72

É capaz de tornar os objetivos da empresa seus próprios, e viver os resultados da organização como vitórias pessoais.
É capaz de pensar e propor diferentes alternativas baseando-as em seu conhecimento técnico para resolver situações de sua atividade.
Ser capaz de atender bem os clientes, tirar suas dúvidas sobre o produtos e levar informaçõs aos responsáveis.
Demonstrar interesse para investigar e melhorar seus conhecimentos a respeito do mercado.
Realizar propostas pequenas,mas que tragam mudanças de melhorias nos processos internos de sua área.
GRUPO 19 de 72

Frente situações novas, visualiza como operá-las e transformá-las em oportunidades para si e para sua empresa.
Dedica-se a esclarecer para todos as prioridades estratégicas do setor e da empresa.
Avalia as necessidades de formação e desenvolvimento de todo o pessoal de sua empresa e de sua carreira.
É capaz de avaliar os níveis de habilidade das pessoas.
É capaz de buscar as informações e selecionar as que serão interessantes para o processo de decisão.
GRUPO 20 de 72

Perceber o ambiente econômico e os negócios, descobrindo oportunidades onde os demais não vêem.
É capaz de perceber logo o que vai ajudar alcançar as metas.
Está atento à respeito das capacidades atuais dos colaboradores e pares.
Fica atento a novas oportunidades e mostra-se aberto para os outros.
Mostra-se disposto a tomar decisões difíceis quando o prazo é curto.
GRUPO 21 de 72

Tomar decisões de aplicar e definir objetivos para empresa, e criar planos de ação e acompanhamento que ajudem alcançá-los.
Sabe focar rapidamente no que é necessário para os resultados.
Gera redes de relacionamento para trocar informação e conhecimento.
Lida com erros, possibilitando aprendizado e crescimento.
Sabe ponderar rapidamente as conseqüências das decisões para os diversos processos e avaliar os riscos.
GRUPO 22 de 72

Investigar e se informar como gerenciar um novo negócio, procurando logo ficar competente.
Dedica-se a ganhar agilidade economia em cada procedimento dos processos que trabalha.
Explica como e porque se fazem as coisas de determinada forma; dá idéias e ferramentas para o desenvolvimento de suas habilidades.
Cria oportunidades para que as pessoas ampliem sua margem de responsabilidade com baixo risco de conseqüências.
A maioria das soluções e sugestões acabam mostrando-se corretas quando julgadas ao longo do tempo.
GRUPO 23 de 72

Ser capaz de concretizar planejamentos com habilidade e velocidade para alcançar os objetivos propostos.
É capaz de compreender e explica as razões de cada procedimento envolvido em seu trabalho.
Supervisiona a qualidade e monitora as melhorias nos resultados ao longo do processo de desenvolvimento.
Define claramente os objetivos de desempenho, atribui as responsabilidades pessoais e de equipe que correspondam.
Busca e escolhe as informações relevantes para analisar as conseqüências mesmo quando o prazo é curto.
GRUPO 24 de 72

Vivenciar os sucessos da companhia como sucessos pessoais.
Sabe relacionar os recursos envolvidos no seu no seu trabalho e procura dar o melhor aproveitamento a eles.
Torna conhecido de suas equipes os objetivos organizacionais e os estimula ao seu desenvolvimento em função dos desafios futuros.
Promove e estimula nas pessoas o sentimento de pertencer à empresa.
Dispõe-se a assumir os riscos pelo que não se pode avaliar das decisões e responsabiliza-se pelas conseqüências.
GRUPO 25 de 72

Analisar propostas de negócios e ser capaz de opinar sobre viabilidade, em função que conhece do mercado .
É capaz de dizer o tempo necessário para realizar os diversos procedimentos em que está envolvido.
Distribui tarefas e dá oportunidades para que as pessoas desenvolvam sua capacidades.
Dar suporte à equipe de trabalho, fixa claramente objetivos de atividade e responsabilidade.
Mantém capacidade de pensar mesmo sob forte pressão de tempo
GRUPO 26 de 72

Esforçar-se para organizar as tarefas e administrar tempo e recursos econômicos.
Experimenta procedimentos que tragam maior agilidade ou economia para os trabalhos.
Gera propostas de melhoria quando identifica falhas de formação nas pessoas que o rodeiam.
Fixa sempre objetivos de desempenho, atribui as responsabilidades correspondentes a cada um dos colaboradores.
Sabe enfrentar os problemas e decidir pelo melhor risco-benefício.
GRUPO 27 de 72

Identificar as dificuldades do mercado e as de sua empresa, procurando responder a mundança.
Tornam mais eficientes os processos com as alterações que realizam.
Procura conhecer os desejos e crescimento das pessoas para incentivar seu potencial.
Sempre que é possível delega tarefas para sua equipe de trabalho.
Tem uma grande capacidade de pensar que permite qual a melhor opção de ação.
GRUPO 28 de 72

É capaz de estruturar equipes de trabalho de alta eficiência.
É consciente da importância que tem seus clientes; os atende com dedicação.
Acompanha as discussões sobre mudanças e a participa de modo a favorece-las.
Orienta seu pessoal quando estes se encontram em situações onde seus valores e seus interesses são contraditórios.
Causa impacto quando apresenta visões de futuro que parecem possíveis e entusiasmantes.
GRUPO 29 de 72

Escuta atentamente sugestões e opiniões, para a melhora do desempenho da equipe.
Planeja suas ações e as de sua empresa, considerando as necessidades dos clientes.
Explica para a equipe as mudanças e que aconteçam com naturalidade.
Respeita e se faz respeitar pela sua forma de trabalho, boa ética profissional e os bons costumes.
Desenvolve planos de longo prazo e consegue focalizar nas oportunidades e diferenciais das empresas.
GRUPO 30 de 72

Proporciona direção clara às equipes e defini metas, através de seu exemplo e sua ação pessoal.
Se informa sobre necessidades atuais de clientes internos, externos.
Mostra-se interessado a conhecer modos diferentes de fazer as coisas. Procura conhecer e colaborar com as mudanças .
Ser reconhecido como fiel a seus princípios, no profissional como em todos os outros âmbitos de sua vida.
Tem conhecimento amplo do mercado e do seu negócio que lhe dão perspectiva para visualizar oportunidades.
GRUPO 31 de 72

Consegue criar e compor talentos para a equipe. Compreender suas necessidades e suas habilidades profissionais.
Adequa os produtos e serviços conforme as necessidades dos clientes.
Está atento as mudanças de situação, e modifica os objetivos conforme as necessidades da empresa.
Dirige ambientes de trabalho zelando pelos princípios e valores do conhecimento de todos.
É capaz de julgar bem, quando é mais adequado focalizar detalhes do processo ou pensar no todo do sistema.
GRUPO 32 de 72

Estimula e pratica diálogo aberto sobre desempenho da sua equipe.
Gera ambientes e processos de trabalho que cuidam e atendem o cliente interno.
Procura por resultado e ajusta-se ao que pode melhorar.
Quando se engana admite seus erros e arca com as conseqüências.
Lida confortavelmente com situações indefinidas, sendo capaz de posicionar-se mesmo quando as coisas estão precariamente definidas.
GRUPO 33 de 72

Valoriza e defende seu grupo, reconhecendo seus sucessos e pode ser objetivo e crítico quando necessário.
Promove em suas equipes a atitude de buscar informação sobre necessidades dos clientes.
Tem facilidade em compreender e valorizar pontos de vista e critérios diversos..
Realiza negócios baseando-se no princípio de que todos devem ganhar e informar sua gente para que atuem da mesma forma.
Mostra-se interessado em compreender o conjunto dos processos em que está envolvido.
GRUPO 34 de 72

Fala, zela e estimula claramente sua equipe para construir confiança e entre as pessoas.
Demonstra comprometimento em satisfazer as necessidades dos clientes internos e externos.
Adapta seus comportamentos às situações ou pessoas em função da qualidade e eficiência buscadas.
É capaz de manter os compromissos que faz sobre suas ações ou posições.
Demonstra possuir uma visão de longo prazo, o que permite que se antecipe as situações e que imagine alternativas de ação.
GRUPO 35 de 72

Garante a clareza, o empenho das pessoas com as metas das equipe.
Identica a necessidade de divisão do negócio dentro da empresa e trata-os como clientes
Analisa as situações e as características das pessoas ou grupos com fim de se adaptar.
É capaz de ser cuidadoso na exposição dos outros para não provoca reação exagerada.
É capaz de pensar sobre tendências e conseqüências futuras com boa precisão.
GRUPO 36 de 72

Zela por responsabilidade entre os membros da equipe.
Quando age tem os clientes em mente e pensa e sugere melhorias nos processos para melhorar o atendimento.
Se adapta rapidamente à diferentes ambientes, situações, métodos e pessoas.
Estrutura a visão e missão da empresa com base em valores morais.
Possui uma ampla visão e capacidade de analisar o contexto, que utiliza para desenhar a missão e objetivos da empresa.
GRUPO 37 de 72

Cuida de sua imagem e presença, preocupando-se em gerar boa impressão às pessoas.
Analisa as conseqüências de ações prévias e utiliza o fracasso passado como ensino enriquecedor para ações presentes.
Define recursos necessários para que o processo pelo qual é responsável aconteça dentro do esperado.
Sabe diferenciar as mudanças positivas das negativas no dia-a-dia da empresa.
Determina objetivos e prazos de entrega de modo claro.
GRUPO 38 de 72

Durante uma negociação, apresenta com clareza os pontos importantes que deve manter sob controle, de forma segura e firme.
Frente a fracassos ou situações negativas, fala à sua equipe, assim podem aprender com seus erros.
Mantém atualizadas as informações relevantes ao processo, comunicando-as constantemente aos envolvidos.
Sabe mostrar como o compromisso com as metas exigem as mudanças que devem acontecer.
Fala claramente como medir os resultados.
GRUPO 39 de 72

Identifica as pessoas-chave com quem deve se relacionar para expôr suas intenções e planos.
Mantém alto e constante seu nível de rendimento, mesmo diante de situações desfavoráveis.
Monitora com regularidade o andamento dos processos, garantindo a qualidade dos mesmos.
Sabe mostrar o aspecto estimulante que existe nos processos de mudanças e mobilizar as pessoas com isso.
Monitora e acompanha o processo, o progresso e os resultados.
GRUPO 40 de 72

Consegue convencer ao tratar de temas difíceis.
Expressa suas idéias com precisão e calma em qualquer situação, mesmo em dificuldades ou problemas.
Compara os processos com os de outras áreas e empresas para garantir que sempre estejam atualizados.
Fala para as pessoas os passos a serem seguidos e, assim, elas ficam mais seguras.
Cria e implanta sistemas para manter o ritmo necessário e adequado para o atingimento das metas.
GRUPO 41 de 72

Demonstra cuidado com relação ao que diz, calcula a reação dos demais para garantir seu resultado.
Sempre está atento e evita reagir por impulso ou de forma negativa, para não afetar sua equipe, nem seu próprio trabalho.
É reconhecido com um profissional que busca a qualidade dos processos.
Fala para cada um da equipe no que devem investir para que as mudanças não gerem mais ansiedade.
É ágil e flexível, muda planos e estratégias para resolver problemas e conseguir que o trabalho seja feito a contento.
GRUPO 42 de 72

É capaz de usar ferramentas variadas e adequadas para convencer as pessoas.
Suporta longas jornadas de trabalho, mantendo constante seu estado de ânimo, seu nível de rendimento e a qualidade.
Propõe melhorias significativas no processo pelo qual é responsável para que o resultado esperado seja melhor do que o planejado.
Faz as pessoas comprometerem-se com a visão da empresa para tornar mais fácil passar por mudanças.
Projeta e desenha eventos no processo, que possam alimentar ações corretivas com tempo suficiente e permitam identificar impedimentos e dificuldades.
GRUPO 43 de 72

Consegue chamar a atenção e gerar respeito pela riqueza de fatos, lógica e pela forma como fala à emoção das pessoas.
Em situações de conflito na equipe de trabalho, não perde o respeito pelos outros e mantém a calma para tentar chegar à solução.
Busca de forma contínua e ativa as melhores práticas e ferramentas que melhorem a gestão do processo.
É capaz de identificar e falar dos benefícios potenciais das mudanças como dos riscos do status quo na linguagem das pessoas que lidera.
Acompanha o andamento dos processos criando um sentido de urgência que garante o ritmo necessário.
GRUPO 44 de 72

Reconhece e deixa claro os interesses comuns que estão sendo levados em conta.
Esforça-se para não gerar oposição ou hostilidade quando ele ou sua equipe trabalham em situações de stress.
Consegue transmitir a cultura de gestão de processos e de pessoas.
Informa-se sobre os fatores que levaram às mudanças até se convencer e tornar-se um conquistador das pessoas para o processo.
Ataca problemas de imediato e toma qualquer medida necessária para conseguir atingir os objetivos.
GRUPO 45 de 72

Sabe envolver as pessoas e pode contar com elas do seu lado.
Não mostra decepção quando enfrenta dificuldades ou impedimentos aos seus planos.
Reúne e analisa dados de todos os fatores envolvidos nos processos para a qualquer momento ser capaz de afirmar seus pontos positivos e negativos.
Transmite para as pessoas a idéia que as mudanças são necessárias.
Atribui responsabilidade com clareza para as tarefas e decisões a serem tomadas.
GRUPO 46 de 72

Atua com velocidade e sentido de urgência em situações de necessidades dos clientes.
É capaz de reconhecer quem depende dos seus resultados.
É capaz de manter as pessoas e equipe estimulada a darem cada vez mais de si.
Antecipa soluções para possíveis dificuldades e prioriza metas intermediárias para o processo.
Capacita e prepara seu pessoal para ser capaz de responder rapidamente a situações inesperadas ou de mudança.
GRUPO 47 de 72

Trabalha com objetivos claramente estabelecidos, realistas e desafiadores. Mantém diálogo constante com as pessoas a respeito do trabalho e dos resultados.
Prepara com antecedência necessária os instrumentos e recursos que precisa para sua tarefa;
Estimula seu pessoal a trabalhar para melhorar suas capacidades e talentos.
Fixa objetivos de suas equipes e transmite-os de forma clara.
Cria planos antes dos outros para evitar problemas que possam aparecer.
GRUPO 48 de 72

Utiliza recursos claros para medir e comparar os resultados obtidos. Dá orientação e retorno das ações de seus funcionários.
Sabe dizer a cada momento suas prioridades, o que precisa fazer para alcançar seus objetivos no prazo.
Sabe criar climas de trabalho adequados, mesmo em situações desfavoráveis.
Motiva cada um de acordo com suas necessidades e na direção da busca dos objetivos gerais e pessoais de crescimento.
Dá exemplo com suas atitudes e mostra ser modelo para todos com relação à tomada de iniciativas.
GRUPO 49 de 72

Corrige rapidamente as falhas inevitáveis das ações e dá atenção também às correções que as pessoas de visão estratégica do negócio fazem.
Conhece erros anteriores, tanto os seus como os de seus colegas e sabe dizer o que se deve fazer para evitar repeti-los.
É capaz de estimular as pessoas para a ação quando estão em grupos.
Conhece as habilidades e competências de seus colaboradores e delega responsabilidades de modo a aproveitá-las, bem como a estimular que as pessoas se superem.
Cria oportunidades ou minimiza problemas que possam aparecer a curto prazo.
GRUPO 50 de 72

Fica atento a oportunidades e acaba aproveitando-as mais que a média das pessoas.
Consegue administrar seu tempo de modo a manter qualidade de vida e dar conta de suas obrigações sem extender-se em horas extras.
Provoca comprometimento das pessoas com seu trabalho.
Demonstra conhecimento e equilíbrio para ser reconhecido e procurado como líder para conduzir projetos e como referência para resolver dúvidas, dar orientação e conselhos.
É capaz de avaliar as principais conseqüências de uma decisão a longo prazo.
GRUPO 51 de 72

Mostra segurança frente a situações que exijam planejamento mínimo e ação rápida.
Mantém seus instrumentos e recursos de trabalho em ordem e limpeza, sempre na localização correta de cada um.
Sabe descrever em cada colaborador seus pontos fortes e fracos, sendo capaz de provocar o melhor deles.
Faz com que as pessoas sintam-se apoiadas e seguras em seu progresso.
É capaz de tomar medidas em momentos de crise, com alternativas diferentes para enfrentar os problemas, tentando antecipar-se às situações problemáticas que possam surgir.
GRUPO 52 de 72

Acompanha o progresso das pessoas frente as metas a tempo para correções e bom andamento do serviço.
Cria modos e ferramentas para manter seus colaboradores organizados.
Cria um clima em que as pessoas querem fazer o seu melhor.
Antecipa cenários possíveis das conseqüências de suas ações para cada um das equipes e fornece os recursos adequados para o alcance dos objetivos propostos.
Atua rápida e decididamente em crises.
GRUPO 53 de 72

Atribui responsabilidades para as tarefas e as decisões com clareza.
É capaz de dizer quais são os recursos necessários, como providenciá-los, como usá-los melhor para garantir resultados em todas as tarefas em que esteja envolvido.
Pressiona tarefas e decisões para baixo de si, responsabilizando e delegando corretamente.
Consegue construir relacionamentos de confiança com os seus colaboradores, interpretando e compreendendo os sentimentos e preocupações deles.
É participativo, oferecer idéias e estimula seu pessoal para que atue da mesma forma.
GRUPO 54 de 72

É capaz de recusar-se a riscos desnecessários e de procurar redução de riscos mesmo na excitação das oportunidades.
Gerencia bem seu tempo, mantendo controle de afazeres.
Sabe fazer com que cada um sinta que seu trabalho é importante, tornado-se pessoa com quem os outros gostam de trabalhar.
Faz críticas construtivas e positivas equilibradamente, de maneira que as pessoas se sintam valorizadas e motivadas a ultrapassar suas limitações.
Implementar propostas sugeridas por pares ou superiores com rapidez e eficiência.
GRUPO 55 de 72

Antecipa-se às oportunidades e possíveis problemas que poderiam se apresentar a seus clientes, dando alternativas para cada um dos casos.
Constantemente monitora e assessora suas equipes para que se atualizem e se desenvolvam, aplicando conceitos modernos e as melhores práticas para desenvolverem suas atividades.
É capaz de levar em conta aspectos relevantes ao planejar suas ações.
É capaz de iniciar e permanecer em ações específicas. Insiste, repete e corrige ações até que um objetivo seja alcançado.
Consegue relacionar, com facilidade causas e conseqüências que não eram pensadas anteriormente.
GRUPO 56 de 72

Conhece profundamente os negócios dos clientes, seus produtos, benefícios, vantagens e desvantagens que apresentam e a concorrência que enfrentam.
Estrutura sua organização em equipes altamente eficientes, orientados para a melhoria contínua de processos e serviços.
É capaz de perceber cada parte do problema e suas relações.
Mostra desejo de terminar o que começa e precisa de razões fortes para adiar ou deixar de lado a tarefa em que esteja envolvido.
Resolve problemas complexos; combina soluções de problemas anteriores para chegar a uma solução diferente.
GRUPO 57 de 72

Mantém relacionamentos dentro e fora da empresa que podem contribuir com informações valiosas.
Maneja equipes de trabalho eficientes, focando a promoção de melhoria contínua de processos e serviços.
Planeja suas ações levando em conta recursos disponíveis e necessários para atingir objetivos.
Promove o desenvolvimento da perseverança entre seu pessoal, e dá retorno para desenvolver as competências de todos.
Soluciona os problemas, mostrando-se capaz de selecionar as respostas adequadas entre um conjunto de soluções anteriores de eficiência já comprovada.
GRUPO 58 de 72

Compreende com profundidade os problemas dos clientes em diversas circunstâncias; identifica o que o cliente ainda não tem clareza.
Está atento à diretivas da organização, orientando os membros da equipe, para que se atualizem e desenvolvam para o futuro.
Antecipa-se a problemas e obstáculos e é capaz de propor soluções para eles em tempo hábil.
Busca apoios diversos para conseguir atingir o que pretende. Raramente mostra-se frustrado ou desanimado frente a obstáculos.
Costuma ser vista como pessoa rápida para compreender e analisar situações complexas, mesmo fora de sua especialidade.
GRUPO 59 de 72

Mantém excelente relação com os clientes, envolvendo-se em seus negócios e estabelecendo uma relação que traz benefícios tanto pra eles, quanto para a sua empresa.
Gera mecanismos de aproveitamento e de troca e aproveitamento de conhecimentos para cada membro da equipe, ampliando conhecimentos e nível profissional de todos.
Desenvolve cronogramas para as pessoas, respeitando as prioridades e a disponibilidade de recursos.
É capaz de descrever as recompensas que vão surgir após o atingimento dos objetivos.
É capaz de olhar para um problema por diversos ângulos, observar fatos e idéias que fazem parte dele e estabelecer relações entre elas.
GRUPO 60 de 72

Motiva os clientes e convence-os a tomar decisões e assumir riscos de forma conjunta, usando argumentos convincentes e expondo os benefícios e resultados positivos que se pode obter a longo prazo.
Projeta e põe em prática mecanismos de acompanhamento e controle da gestão, orientados para a medida de sua qualidade.
É capaz de elaborar planos para resolver problemas ou atingir objetivos, levando em conta todos os passos necessários.
Enfrenta obstáculos com uma atitude de buscar alternativas para a solução de problemas.
Interesse em desenvolver maneiras de analisar as situações, dividindo os problemas em partes para facilitar solução.
GRUPO 61 de 72

Colabora com a tomada de decisões dos clientes e anima-os para enfrentar situações difíceis, trazendo propostas eficientes para superar os problemas.
Consegue entender e relacionar conhecimentos de outras áreas que se correspondam com sua atividade.
Analisa dividindo os problemas e questões em partes menores, considerando cada uma em detalhe.
Fixa objetivos e sempre propõe desafios para todos os seus colaboradores.
É capaz de perceber e descrever a influência e a relação de cada fase dos processos sobre as demais.
GRUPO 62 de 72

Detecta necessidades e problemas potenciais, assim como oportunidades de negócios para os clientes e para a própria empresa.
Tem conhecimento sobre sua área de trabalho e atualiza-se sempre em temas que possam ajudar a melhorar o nível de qualidade definido.
É capaz de apresentar planos alternativos para uma mesma situação.
Mantêm alto e constante seu nível de rendimento e sua boa predisposição ao trabalho, mesmo diante de situações desfavoráveis.
Sabe gerenciar seu processo analítico e fazer propostas práticas envolvendo a eficácia das idéias e o impacto no mercado.
GRUPO 63 de 72

Toma ações para solucionar possíveis problemas de seus clientes.
Toma decisões levando em conta tanto os conhecimentos que tem, quanto os conhecimentos de áreas relacionadas.
Mede o desempenho das pessoas e dos recursos frente às metas, melhorando progressivamente a avaliação do rendimento dos recursos.
Quando comprometido com uma meta demonstra entusiasmo, permanece longo tempo num curso de ação e faz sacrifícios pessoais para alcançá-la.
Tem bom senso para gerenciar o processo analítico dos outros é capaz de trazer essas abordagens para a objetividade.
GRUPO 64 de 72

Apóia o desempenho das outras áreas da empresa e estimula o espírito de equipe, a troca de informações e experiências em toda organização.
Busca ativamente todas as fontes de dados possíveis, que forem úteis para solucionar problemas.
Aplica conceitos teóricos modernos e as melhores práticas para o desenvolvimento de procedimentos.
Define objetivos claros, identificando e tomando-os como próprios, responsabilizando-se por dar seu máximo para atingi-los.
Demonstra desejo de deixar os outros à vontade e procura modos de fazer com que isso aconteça.
GRUPO 65 de 72

Conhece e descreve as repercussões e conseqüências de suas ações sobre a de seus colegas.
Expõe análises honestas das situações, ainda que possam atingir as pessoas.
Compreende e sabe relacionar os procedimentos de outras áreas que se interligam com sua atividade.
É reconhecido interna e externamente por cumprir sempre com seus compromissos pessoais e profissionais.
Expressa equilibradamente suas emoções ao se relacionar com as pessoas.
GRUPO 66 de 72

Tem uma compreensão clara do papel que desempenha na equipe, os objetivos da empresa e compartilha estas informações para alcançar êxito.
Identifica com facilidade problemas ocultos nas questões em estudo.
Toma decisões levando em conta os conhecimentos que tem, tanto desua área,como os de áreas relacionadas.
Transmite e supervisa os objetivos, motivando e criando modos de gerar compromisso e identificação dos colaboradores.
Não se incomoda com a timidez dos outros e usa de sensibilidade para, aos poucos, deixá-los mais entrosados.
GRUPO 67 de 72

Demonstra interesse através de suas ações e atitudes em ajudar os demais a fazer melhor sua parcela nas tarefas da equipe.
É capaz de levar em conta os aspectos da sensibilidades das pessoas nas suas análises, cuidando para que as soluções lógicas não fiquem frias e pouco humanas.
Baseia-se em fatos e dados concretos para a solução de problemas, tomada de decisões e detecção de oportunidades de negócios.
Apóia e instrumenta as decisões superiores para atingir os objetivos propostos.
Apresenta-se aberto e receptivo, aproximando-se das pessoas e mostrando interesse na aproximação dos outros.
GRUPO 68 de 72

É capaz de implementar formas alternativas de trabalho em equipe, através de um diálogo aberto sobre o desempenho de cada um e sobre o clima do grupo, sempre buscando melhorias.
Levanta questões oportunas e não se satisfaz com as primeiras respostas que aparecem.
Constantemente propõe melhorias e mostra-se aberto para valorizar as sugestões dos outros..
Esforça-se para gerar a adesão e o compromisso de sua equipe de trabalho, criando troca de informações, escutando e respeitando as posições de cada parceiro.
É bem informado e, em geral, fica sabendo sabendo de coisas importantes antes dos outros.
GRUPO 69 de 72

Prioriza os objetivos organizacionais a longo prazo, sobre os objetivos próprios ou de curto prazo de sua equipe.
Mostra habilidade de utilização dos recursos intelectuais para a resolução definitiva dos problemas. Isto envolve características de cautela, detalhamento, senso investigativo, flexibilidade e disciplina.
Seus relatórios, trabalhos e projetos seguem rigorosamente as definições de procedimento e são impecáveis, além das exigências de conteúdo e apresentação.
Sente orgulho por ser parte da empresa e atua defendendo os interesses dela que também tornam-se os seus.
Investe e zela pelos vínculos que estabelece, mantendo-os regularmente renovados.
GRUPO 70 de 72

Conhece os pontos fortes e fracos dos colegas de equipe, sabe acomodar-se às diferenças compensando-as.
Dispõe-se a assumir os riscos pelo imponderável das soluções propostas e responsabiliza-se pelas conseqüências.
Compreende as razões, segue e encoraja os outros a seguirem políticas prescritas a procedimentos.
Auto-determinado, compromete-se com o trabalho, agindo de forma ágil, dedicada e cuidando do que for necessário para atender aos prazos estabelecidos.
Constrói relacionamentos de confiança e zela ainda pela manutenção dos mesmos.
GRUPO 71 de 72

Sabe reconhecer os climas emocionais favoráveis e desfavoráveis, sugerindo atitudes para tirar partido dos primeiros ou conduzir a solução dos últimos.
É capaz de levar em conta os sentimentos das pessoas em suas análises, tomando cuidado para não racionalizar suas decisões.
Contribui para a melhoria do desempenho, mostrando sempre que possível aos outros como as políticas a procedimentos interferem na produtividade.
Coloca em prática os mecanismos de controle para acompanhar os avanços na direção dos objetivos e tomar ações corretivas oportunas.
É capaz de identificar, interpretar e compreender os estados emocionais, as preocupações e expectativas das pessoas.
GRUPO 72 de 72

Valoriza as contribuições dos demais e solicita opinião dos membros da sua equipe, mesmo quando possam colocar pontos de vista diferentes.
Planeja soluções definitivas aos problemas, depois de muita análise e reflexão.
Segue políticas prescritas a procedimentos, mesmo quando é inconveniente fazê-lo
Cumpre o que promete, gerando confiança em seus pares e superiores.
Sabe perguntar, dar atenção e ouvir com interesse e deixar as pessoas bem à vontade.